CREA-AM
Inspetorias do CREA-AM

Sobre a Inspetoria

A inspetoria é o órgão executivo da estrutura básica do CREA-AM no município ou na região onde for instituída, tem por função principal descentralizar o atendimento à sociedade, nos termos do Artigo 44 da Lei Federal nº 5.194/66 sendo composta por funcionários, Inspetor Chefe e Inspetor Adjunto que estão vinculados administrativamente e tecnicamente à Coordenadoria das Inspetorias com sede em Manaus.


Responsabilidades e atividades da Inspetoria

  1. representar o CREA no município ou na região;
  2. realizar registro de pessoa física e pessoa jurídica;
  3. expedir carteira de identificação profissional do sistema CONFEA/CREA;
  4. exercer a fiscalização profissional dentro dos limites das respectivas jurisdições;
  5. divulgar a legislação referente às profissões abrangidas pelo sistema CONFEA/CREA;
  6. realizar cadastro de instituições de ensino dentro dos limites das respectivas jurisdições;
  7. expedir anuidades, taxas de serviços e multas;
  8. auxiliar nas solicitações de acervo dos profissionais no município ou na região;
  9. realizar atendimento a profissionais e empresas inscritos em dívida ativa;
  10. recepcionar documentos relacionados a auto de infração;
  11. recepcionar denúncias contra o exercício ilegal das profissões jurisdicionadas;
  12. instruir documentos protocolados a serem encaminhados a sede do CREA;
  13. cumprir e fazer cumprir a legislação federal, as resoluções, as decisões normativas, as decisões plenárias baixadas pelo CONFEA, os atos normativos e os atos administrativos baixados pelo CREA.

 

 

 

Os Inspetores

Para garantir a segurança da sociedade e a defesa do nosso exercício profissional, o CREA-AM com parceiros de fundamental importância, os Inspetores do CREA-AM. Estes são profissionais de notório saber técnico, que trabalham voluntariamente e forma honorífica representam o Conselho para melhorar a eficiência das nossas ações de fiscalização junto a comunidade.

Os Inspetores Chefe e Adjunto são nomeados pelo Presidente do Conselho, são profissionais que nos representam nos municípios onde atuam profissionalmente, com o objetivo de fortalecer no atuação, principalmente pelas causas de interesse social e humano na defesa da sociedade e orientando todos associados do Sistema Confea/ CREA-AM.

Por meio de suas tarefas e atributos eles promovem a valorização profissional e garantem a efetiva participação de profissionais habilitados  nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia buscando a defesa da sociedade, fundamentados na ética, proteção ao meio-ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos.

 

Atribuições dos Inspetores

1) Legal

De acordo com o artigo 33 da Lei 5.194/66, o CREA-AM é o órgão com atribuição de fiscalizar o exercício de nossas profissões em sua região. Já o artigo 34 da mesma lei diz que o CREA-AM pode criar Inspetorias e nomear Inspetores para que se possa aperfeiçoar a sua missão básica de fiscalização do exercício profissional. Deste modo, a função principal do Inspetor é a busca de melhor eficiência na ação fiscal.

No exercício desta função determinada por lei, o Inspetor terá com objetivos como:

  1. Fazer com que as normas estabelecidas pela pelas leis federais e resoluções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia sejam observadas e seguidas;
  2. Supervisionar a aplicação e o cumprimento destas normas na prática;
  3. Avaliar os resultados, observando as particularidades da dinâmica local;
  4. Sugerir melhorias e adequações à normativa e à sua execução;

 

Legislação do Sistema CONFEA/CREAs

O Sistema de Legislação permite que você pesquise, com facilidade e agilidade, os registros referentes às Leis, Decretos-Lei, Decretos, Resoluções, Decisões Normativas e Decisões Plenárias que integram a legislação do Sistema CONFEA/CREAs.

https://www.crea-am.org.br/src/site/pagina.php?pag=legislacao

2) Ético

Como agente promotor da ética profissional, a conduta dos jurisdicionados é também objeto de atenção do Inspetor. Com a missão de melhoria da eficiência fiscal, cabe a ele zelar e promover preceitos éticos e reduzir as infrações ao Código de Ética Profissional.

3) Social

O corpo institucional do Conselho, composto por Conselheiros e Inspetores, aliado a parcerias com entidades de classe e integrado à instituições de ensino, proporciona o suporte e também o alcance que o Conselho precisa para a efetividade das práticas que formula. O inspetor é fundamental para que tais ações não só sejam realizadas, mas que também alcance todos os profissionais vinculados ao sistema, assim além de perceber os anseios da classe profissional e da comunidade onde atua e se relaciona, de tal maneira que possa, de forma contínua e crescente, diminuir as distâncias corresponder as necessidades pela a atuação profissional das carreiras vinculadas ao sistema CONFEA/ CREA.

4) Corporativa

A missão organizacional de cunha corporativo é a segurança do exercício das profissões, conforme define o Artigo 2º, da Lei 5.194/66. O corporativismo é uma ideia de organização social de pessoas pelas afinidades de ofício. A união proporcionará o fortalecimento de nossas profissões, uma vez que contará com a contribuição de diferentes ideias, conceitos e percepções, o que, sem dúvida, enriquece a corporação e o seu trabalho. Porém, é importante transpor a linha da nossa própria profissão a ponto de fundir-se com as demais profissões que compõe o nosso sistema, fortalecendo-o em toda a sua diversidade e complexidade,

Ao inspetor cabe o estabelecimento desta visão corporativa junto a seus pares, bem como o comprometimento com a defesa da boa prática profissional.

 


Distribuição geográfica das Inspetorias CREA-AM conforme ato de instituição (2004). As localidades de Itacoatiara e Parintins possuem funcionários (Nov/2016)

 

O CREA-AM conta com 8 (Oito) inspetorias no estado do Amazonas, compreendendo Mesoregiões Centro, Sudoeste e Sul do Amazonas da seguinte forma:

 

Mesorregião Centro Amazonas

Inspetoria de Coari - Microrregião Coari, abrangendo os municípios de Caapiranga, Codajás, Anori, Beruri e Anamã, com sede no município de Coari. Contatos e Informações (92) 2125-7105 | inspetorias@crea-am.org.br.

Inspetoria de Itacoatiara - Microrregião Itacoatiara, abrangendo os municípios de Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Silves, Urucurituba, São Sebastião do Uatumã e Urucará, com sede no município de Itacoatiara, situado Avenida Mário Andreazza, s/nº, bairro São Francisco - CETAM - Itacoatiara/ AM, CEP 69.101-416. Telefone (92) 991423489, E-mail itacoatiara@crea-am.org.br.

ITACOATIARA

 

Eng. Pesca DEILCE MUCA ARAÚJO

deilcearaujo@hotmail.com

 

Inspetoria de Parintins - Microrregião Parintins, abrangendo os municípios de Nhamundá, Barreirinha, Maués e Boa Vista do Ramos, com sede no município de Parintins, situado no Centro Multifuncional Casa do Produtor, Rua Amazonas, 2964 – Centro. Telefone (92) 991423689, E-mail parintins@crea-am.org.br.

PARINTINS

 

Tecnol. Agroecologia LUIS CARLOS CASTRO ROCODA

dlucarocoda@gmail.com

 

Eng. Ftal. JOSÉ LUIZ DOS SANTOS CASTRO

Jlsc.castro@gmail.com

 

Inspetoria de Presidente Figueiredo - Microrregião Rio Preto da Eva, no município de Presidente Figueiredo. Contatos e Informações (92) 2125-7105 | inspetorias@crea-am.org.br.

Inspetoria de Tefé - Microrregião de Tefé, abrangendo os municípios de Uarini, Alvarães e Tapauá, com sede no município de Tefé. Contatos e Informações (92) 2125-7105 | inspetorias@crea-am.org.br.

Inspetoria de Manacapuru - Microrregião Manaus, abrangendo os municípios de Iranduba, Manaquiri, Novo Airão, Careiro da Várzea e Careiro Castanho, com sede no município de Manacapuru. Contatos e Informações (92) 2125-7105 | inspetorias@crea-am.org.br.

 

Mesorregião Sul do Amazonas

Inspetoria de Humaitá - Microrregião do Madeira, abrangendo os municípios de Lábrea, Apuí, Borba, Novo Aripuanã, Manicoré, Boca do Acre, Pauini e Canutama, com sede no município de Humaitá. Contatos e Informações (92) 2125-7105 | inspetorias@crea-am.org.br.

HUMAITÁ

 

Eng. Agr. CARLOS ANTÔNIO PANTOJA

ca.pantoja70@gmail.com

 

Eng. Agr. NISLENE MOLINA GUERREIRO E PAULA

nislene.molina@gmail.com

 

Mesorregião Sudoeste do Amazonas

 

Microrregião do Alto Solimões, abrangendo os municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant, Guajará e Tonantins. Contatos e Informações (92) 2125-7105 | inspetorias@crea-am.org.br.


 

Contato

Coordenadoria das Inspetorias do CREA-AM

Telefone: (92) 2125-7141/ 99142-9480 (WhatsApp®)

E-mail: inspetorias@crea-am.org.br

Endereço: Rua Costa Azevedo, nº174 - Centro, Manaus/AM CEP 69.010-230.

 

MANUAL DO INSPETOR CREA-AM

Download da proposta