CREA-AM

Atualizado em 19/06/2020 - 18h15

CREA-AM solicita medidas judiciais contra Conselho dos Técnicos por Resolução que prejudica engenheiros mecânicos

A iniciativa visa salvaguardar as atribuições dos engenheiros mecânicos e proteger a sociedade.

O presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), Eng. Civ. Arlindo Pires Lopes, PhD., encaminhou ofício ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) solicitando que medidas judiciais sejam tomadas contra o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). A iniciativa visa salvaguardar as atribuições dos engenheiros mecânicos e proteger a sociedade.

No último dia 4 de junho, o CFT publicou a Resolução 101. Pelo texto publicado, os técnicos poderão elaborar especificações e laudos técnicos, projetar, dimensionar, testar, caracterizar e validar os sistemas de lubrificação; elaborar especificações e laudos técnicos, projetar, dimensionar e testar sistemas mecânicos e hidráulicos de combate a incêndio; executar testes de estanqueidade em tubulações e vasos de pressão; elaborar especificações e laudos técnicos, projetar, dimensionar, testar, e executar sistemas de usinagem; entre outras atribuições.

“Ao extrapolar sua competência conferida por lei, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais avançou sobre a atividade profissional dos engenheiros mecânicos, comprometendo não só a Engenharia, mas toda a sociedade, pois, como se sabe, o técnico não tem o preparo necessário para responsabilizar-se tal qual o engenheiro”, afirmou o presidente em exercício do CREA-AM, no ofício.

“Há, por assim dizer, uma tentativa ilegal e imoral de equiparação técnica e profissional com enorme prejuízo para a classe dos engenheiros. O CONFEA deve agir com firmeza para defender a Engenharia de todos os ataques que sofre e a presente missiva visa justamente noticiar tal fato, para fins de providências que o caso requer, inclusive com medidas judiciais”, completou o presidente em exercício do CREA-AM.

compartilhar: compartilhar no facebook   compartilhar no twitter



Veja mais

07/08/2020
Associação dos Geólogos de Manaus é criada na sede do CREA-AM
07/08/2020
Crea-AM retoma as fiscalizações no interior do Estado
07/08/2020
Crea-AM nas ruas: Fiscalização faz rota nas Avenidas Torquato Tapajós e Tarumã
07/08/2020
CREA Responde
06/08/2020
CREA-AM relembra momentos marcantes da sua história
06/08/2020
533ª Sessão Ordinária de Plenária do CREA-AM foi realizada nesta quarta-feira
07/08/2020
CREA-AM e Sabin Medicina Diagnóstica realizam tratativas para firmar convênio
05/08/2020
Capacit Trainings & Consulting promove curso de Licitações Públicas de Obras e Serviços
04/08/2020
Novo golpe virtual usa imagens do Sistema Confea/Crea
03/08/2020
Portaria do Confea suspende 77ª Soea