Atualizado em 23/12/2019 - 12h21

Municípios do Amazonas terão R$ 132 milhões para obras no interior

Contratos no valor de R$ 65 milhões entre prefeituras e a Caixa Econômica, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), preveem obras de pavimentação urbana em 13 municípios: Santo Antônio do Içá, Tabatinga, São Sebastião do Uatumã, Tapauá, Barreirinha, Nova Olinda do Norte, Borba, Careiro Castanho, Fonte Boa, Atalaia do Norte, Carauari, Lábrea e Parintins.

As prefeituras de Silves, Itacoatiara, Itapiranga e Silves também assinaram contratos com a Caixa, por meio do MDR que, juntos, somam R$ 14,515 milhões também para obras de pavimentação urbana. No dia 28 de novembro, Careiro Castanho, Manacapuru, Manaquiri e Novo Airão assinaram seus contratos que somaram R$ 52,851 milhões. Os recursos são de emenda impositiva de bancada para a Região Metropolitana de Manaus, que totalizam R$ 67,3 milhões viabilizados pelo senador Eduardo Braga (MDB).

Ao todo, os recursos somam R$ 132,4 milhões e foram viabilizados pelo parlamentar no orçamento da União de 2019. Os municípios assinam os contratos e, a partir daí, as prefeituras irão apresentar os projetos executivos para análise da instituição financeira e do MDR a fim de habilitá-los para as licitações das obras.

O senador Eduardo Braga lembrou que os recursos serão totalmente investidos em obras de mobilidade urbana, escoamento da produção rural e fortalecimento das cadeias produtivas nos municípios. “Estamos empenhados no Senado no trabalho de desenvolver e defender recursos que garantam mobilidade urbana e o escoamento da produção rural no interior. Só assim vamos ter mais emprego e renda no Estado, além de ajudar o desenvolvimento econômico e social do nosso Amazonas”, destacou o parlamentar.

Os prefeitos disseram que os recursos viabilizados pelo senador Eduardo Braga vão garantir melhor mobilidade urbana e qualidade de vida para os moradores com obras de infaestrutura. “Os municípios carecem desse tipo de ação e o senador Eduardo tem nos ajudado bastante a garantir melhor qualidade de vida a nossa população”, observou o prefeito do Manaquiri e tesoureiro da Confederação Nacional dos Prefeitos (CNP), Jair Souto.

Foto: Beth Santos/Secretaria Geral da PR

Curso de Orçamento Prático de Obras Civis abre nova turma
21/02/2020
CREA-AM inaugura inspetoria no município de Manicoré