CREA-AM

Atualizado em 06/12/2019 - 10h27

Passa a ser obrigatória a inclusão das Coordenadas Geográficas em ART

A obrigatoriedade busca uma otimização do planejamento das ações de fiscalização, o que se traduzirá, principalmente, em roteiros de visitas mais coerentes e econômicos.

A partir de terça-feira, 10 de dezembro, passará a ser obrigatória a inclusão das coordenadas geográficas das obras e/ou serviços em Anotações de Responsabilidade Técnica e em emissões de Certidões de Acervo Técnico. A obrigatoriedade é uma orientação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

A ação acontece a partir da Decisão Plenária PL 1472/2019, do Confea, que “decidiu orientar os CREAs no sentido de exigirem dos profissionais a obrigatoriedade de preenchimento das coordenadas geográficas na emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica e para requerimento de Certidão de Acervo Técnico, todos referentes a obras e serviços afetos à engenharia e à agronomia.”

A obrigatoriedade busca uma otimização do planejamento das ações de fiscalização, o que se traduzirá, principalmente, em roteiros de visitas mais coerentes e econômicos. Esse avanço também será sentido de forma positiva pela sociedade, através da transparência das ações de fiscalização e pelas equipes de agentes fiscais que atuam na capital e no interior do Estado, gerando maior efetividade.

- A inclusão das coordenadas geográficas na ART vai apresentar uma facilidade para o agente fiscal, pelo motivo de ajudar na localização de obras que possuem apenas o logradouro, descrito na Anotação de Responsabilidade Técnica – disse o Gerente de Fiscalização do CREA-PA, Jader Silveira.

As coordenadas geográficas são campos que já existiam no preenchimento de ARTs e CATs, mas até então não eram obrigatórios, ou seja, eram passiveis de não preenchimento. Com a mudança estes campos passam a ter o preenchimento obrigatório. Fique atento, a medida passa a valer a partir desta terça-feira, 10 de dezembro.

compartilhar: compartilhar no facebook   compartilhar no twitter



Veja mais

21/02/2020
Curso de Orçamento Prático de Obras Civis abre nova turma
21/02/2020
CREA-AM inaugura inspetoria no município de Manicoré
21/02/2020
Projeto ART em 30 Minutos faz sucesso e inspira outros Crea’s pelo Brasil
21/02/2020
Crea-AM participa da 290ª reunião do Conselho de Administração da Suframa
21/02/2020
Instituto de Ensino Superior oferece curso de pós graduação em Segurança do Trabalho e Engenharia Elétrica
21/02/2020
II Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental abre inscrições para submissão de trabalhos
20/02/2020
CREA´s atendem legislação e suspendem serviços aos técnicos agrícolas
21/02/2020
ART em 30 minutos, Crea-AM inovando e levando mais tecnologia aos profissionais
20/02/2020
OAB-AM realiza o I Seminário Central de Compras Associativa na próxima quinta-feira
20/02/2020
Engenharia Pública desmistifica a matemática e ajuda os mais carentes