Atualizado em 23/08/2019 - 16h07

Delegação representa o Amazonas em Congresso de Agronomia no Rio

Em sua 31ª edição, o CBA, se estabelece, como o maior evento da agronomia brasileira, onde serão discutidos assuntos relevantes para a sociedade e o agro brasileiro.

Uma delegação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) está participando do XXXI Congresso Brasileiro de Agronomia, no Rio de Janeiro, que está acontecendo entre os dias 20 e 23 de agosto. A comissão foi composta pela Coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia Eng. Agr. Prof. Dra. Eyde Bonatto, e os Conselheiros, Diretor-Presidente da Agência de Defesa do Estado do Amazonas (ADAF), Eng. Agr. Alexandre Araújo, o Coordenador do curso de Agronomia Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Eng. Agr. Prof. Dr. Silfran Alves, Eng. Agr. Audinei Leite, o presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado do Amazonas (AEAEA), Eng. Agr. Ajax Souza, e 14 discentes do curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Agrárias da UFAM.

Na pauta de palestras e mesas redondas do evento, alguns dos temas discutidos foi o ensino na agronomia e o futuro da profissão, o papel dos engenheiros agrônomos, as novas oportunidades de emprego, mulheres na agronomia, crédito rural e agrícola.

Para a coordenadora da CEAGRO, Dra Eyde Bonatto, o CBA é uma oportunidade para conhecer um pouco das novidades da profissão. "O CBA é um fórum acadêmico, técnico e político, que nos proporciona oportunidade para imersão em conhecimento e discussão ampliada sobre temas com alinhamento à profissão da Engenharia Agronômica, e debates atuais que nos atualiza para posterior repasse de informações aos nossos pares e discentes".

Para o diretor-presidente da ADAF, Alexandre Araújo, o Congresso serve como uma compreensão das novas tecnologias. "O XXXI Congresso Brasileiro de Agronomia aponta para a necessidade de os Engenheiros Agrônomos estarem antenados para mudanças comportamentais, visando a necessidade desses profissionais acompanharem e ter acesso às novas tecnologias para o incremento sustentável da produção rural".

O presidente da AEAEA, Ajax Souza, ressaltou que além do conhecimento adquirido, o evento foi ótimo para conhecer novas entidades e associações. "XXXI CBA 2019, uma oportunidade ímpar para fazer networking e estabelecer uma parceria entre entidades e profissionais do sistema".

O Conselheiro da CEAGRO, Audinei Leite, afirmou que o Congresso foi bom para o alinhamento de parcerias. "Além da atualização, aproveitamos o evento para alinhar parcerias com a CONFAEAB, e outras Associações de Engenheiros Agrônomos e outros órgãos ligados ao Setor Primário do país".

O presidente do Crea-AM, eng. Afonso Lins, que recebeu a camisa da delegação no último domingo (18), afirma que esse tipo de evento é uma grande contribuição para todas as classes de profissionais deste campo. “Além de evidenciar assuntos de grande relevância para a expansão da agronomia, esses eventos servem para apresentar as novas tecnologias da profissão e é essencial que os nossos profissionais estejam atentos as essas novas tecnologias.”, afirmou Afonso.

19/09/2019
Delegação da Mútua-Am participa de 76º Soea e divulga novas tecnologias para os associados
19/09/2019
Prêmio Mútua 2019 é entregue em Palmas