Atualizado em 19/07/2019 - 14h05

Começa o 3° dia da Reunião da Coordenadoria de Câmaras de Engenharia Civil

As coordenadorias de câmaras especializadas dos Creas são os colegiados que têm por objetivo estudar, discutir e propor a implementação de providências, voltadas para a uniformização de procedimentos que visem à unidade de ação no Território Nacional e à maximização de eficiência dos Creas e de suas câmaras especializadas.

A 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil – CCEEC, está sendo realizada em Manaus-AM, dos dias 17 a 19 de julho de 2019, no Millenium Shopping.

As coordenadorias de câmaras especializadas dos Creas são os colegiados que têm por objetivo estudar, discutir e propor a implementação de providências, inclusive de cunho normativo, voltadas para a uniformização de procedimentos que visem à unidade de ação no Território Nacional e à maximização de eficiência dos Creas e de suas câmaras especializadas, observadas as peculiaridades das respectivas jurisdições. Ressalta-se que as coordenadorias de câmaras especializadas dos Creas são compostas pelos coordenadores das câmaras especializadas de cada Crea, ou seus adjuntos, ou então por um representante escolhido pelo Plenário do Regional.

No plano de trabalho da CCEEC de 2019 estão temas ligados: ao exercício e atribuições profissionais; registro de profissionais e de pessoas jurídicas; verificação e fiscalização do exercício e atividades profissionais; e responsabilidade técnica e ética profissional. Estes temas foram interligados com as demandas feitas pelo Confea por sua comissão permanente, Comissão de Ética e Exercício Profissional – CEEP.

Alguns itens já haviam sido vencidos pela CCEEC, na 2ª reunião ocorrida em Brasília-DF, sobre atualização do Manual de Fiscalização da Modalidade Civil, e do levantamento da quantidade de processos por infração ao disposto na alínea “c” do art. 6º da Lei nº 5.194, de 1966 (acobertamento), tramitando ou arquivados em todos os Regionais nos últimos 3 (três) anos.

Em Manaus, com a Coordenação Nacional do Eng. Civ. Carlos Eduardo Domingues e Silva, do Coordenador Nacional Adjunto Eng. Civ. Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior, e com o Coordenador da CEEC do Crea-AM Eng. Civ. Alisson Vicente de Araújo Leão, a CCEEC está discutindo:

- proposição de indicadores e metas de fiscalização a serem divulgados;

- manifestação sobre as atividades afetas ao Sistema Confea/Crea que podem ser desenvolvidas pelos MEIs;

- discussão sobre alteração da relação unificada de atividades e de obras e serviços de rotina; e

- discussão sobre o Manual de Fiscalização – Meio Ambiente, da Comissão Temática de Estudos Socioambientais – CTESA do Confea.

A CCEEC também, durante a reunião, discutirá temas de relevância para a modalidade Civil, e outros solicitados pelos coordenadores regionais.

16/08/2019
Crea-AM participa de inauguração de nova sede do IPOG
15/08/2019
Goiânia é definida como sede do Soea em 2020