Atualizado em 10/06/2019 - 17h08

Crea-AM apoia pleito da Aneac sobre avaliação de imóveis

Para o presidente do Crea-AM, a ação é em defesa dos profissionais da Engenharia e deve ser levada para discussão na próxima reunião do Colégio de Presidentes.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), engenheiro Afonso Lins, recebeu a diretoria da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal (Aneac), na sexta-feira (7), na sala da presidência, na sede do Conselho, no Centro de Manaus. Na pauta, o apoio “contra o pleito dos corretores de imóveis pela elaboração de normas que façam menção a valores, estimativas, opiniões (ou terminologias correlatas) a imóveis”. Participaram do encontro o diretor-presidente da Aneac, engenheiro civil Francisco de Carvalho Turino, e a diretora regional norte da Aneac, arquiteta Alice Faria Siqueira.

Para o presidente do Crea-AM, a ação é em defesa dos profissionais da Engenharia. O Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) propôs a elaboração de uma norma alternativa para avaliações de imóveis à ABNT.

A avaliação produzida por um engenheiro envolve métodos e critérios que não são de natureza opinativa, mas são baseados em sólidos conhecimentos de regressões lineares, processos estatísticos, engenharia econômica, uso adequado de ferramentas de georreferenciamento e geoprocessamento. Um laudo de avaliações com estas fundamentações não pode ser confundido com uma norma de caracterização opinativa.

IFAM promove minicurso de Anotação de Responsabilidade Técnica -ART
Crea-AM participa de Colégio de Presidentes em Aracaju
Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Lei do Salário Mínimo Profissional
13/06/2019