CREA-AM

Atualizado em 05/12/2018 - 15h03

Coordenaria nacional de Engenharia Elétrica se reúne na Paraíba e visita Parque Eólico em Mataraca

A abertura contou com a presença do presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, que, juntamente com o coordenador da CEEE do Regional, Antônio Dália, deu as boas vindas aos coordenadores, desejando as todos um ótimo andamento nos trabalhos do fórum.

Nesta segunda (3), terça (4) e quarta-feira (5), a coordenadoria nacional de Câmaras de Engenharia Elétrica do sistema Confea/Crea e Mútua se reúne em João Pessoa para sua primeira sessão extraordinária do ano. Em pauta, estão questões como a criação do Conselho de Técnicos de nível médio e seu impacto para a Engenharia Elétrica, a ação da ABEE-SC e a fiscalização em relação à obrigatoriedade de Responsáveis Técnicos em estações de energia elétrica da Eletrobras.

A abertura contou com a presença do presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, que, juntamente com o coordenador da CEEE do Regional, Antônio Dália, deu as boas vindas aos coordenadores, desejando as todos um ótimo andamento nos trabalhos do fórum.

O saldo da reunião, para o coordenador nacional Jovanilson Faleiro de Freitas, está sendo positivo. “em função da importância das demandas que estão sendo apresentadas e dentro da disponibilidade, dedicação e envolvimento de todos os coordenadores presentes, estamos conseguindo fechar a pauta e produzir um vasto material que vai contribuir para as respectivas coordenadorias Regionais atuarem na defesa da nossa profissão” comenta o conselheiro do Crea-GO.

 

Visita técnica

Além da reunião para debater demandas e formatação de propostas, que ocorre no Plenário do Crea-PB, os coordenadores de Câmaras realizam, nesta quarta-feira (5), uma visita técnica ao Parque Eólico de Vale dos Ventos, localizado em Mataraca, município a cerca de 100km de distância da capital paraibana.

A visita, de acordo com Jovanilson, foi pensada a partir das modificações que o sistema energético brasileiro vem sofrendo ao logo dos anos. “Vimos a importância de estar presentes nessa mudanças e entender esse processo. Essa reunião foi planejada para ser em João Pessoa face à disponibilidade de nós conhecermos um parque eólico e compreender todo o seu mecanismo,  a sua relevância para o sistema energético e, principalmente, as oportunidades para atuação dos nossos profissionais junto a esse segmento”, justifica o coordenador.

A estrutura do Parque Eólico de Vale dos Ventos consiste em 60 turbinas eólicas de 800 kW cada, que estão localizadas em terras agrícolas, onde planta-se cana-de-açúcar. A administração do parque está sob responsabilidade da empresa Pacific Hydro, segundo a qual a capacidade do Parque é de iluminar 100.000 casas a cada ano (aproximadamente cinco por centro do consumo elétrico paraibano), evitando a emissão de 50.000 toneladas de gás de efeito estufa por ano.

 

Fonte: Crea-PB

compartilhar: compartilhar no facebook   compartilhar no twitter



Veja mais

13/12/2018
IDAM abre concurso público com vagas para modalidades de Engenharia e Agronomia
13/12/2018
Festa do Engenheiro terá cardápio caprichado para agradar todos os paladares
12/12/2018
Presidente do Crea-AM prestigia última reunião de 2018 do COPI e convida profissionais para ‘La Noche Latina’
11/12/2018
Profissional é a primeira engenheira de alimentos a receber carteira do Crea-AM
11/12/2018
Crea-AM participa da maratona de programação “Ocean Challenge”, da Samsung
10/12/2018
Inscrições abertas para cursos de Construção Civil e Orçamento Prático da Harruda Cursos
10/12/2018
Atração internacional e os mais variados ritmos na Festa dos Engenheiros
07/12/2018
Crea-AM inicia tratativas para implantar guichês em postos do PAC em Manaus
07/12/2018
Crea finaliza semana mais próximo das instituições de ensino do Amazonas
07/12/2018
Crea-AM comemora o Dia do Engenheiro com noite temática