Atualizado em 13/09/2018 - 18h59

Crea-AM amplia Termo de Cooperação para fiscalizar obras do Estado

Secretários Marcos Rotta, da Região Metropolitana, e Oswaldo Said, da Seinfra, contam com a ação do Conselho para fiscalizar o exercício profissional da engenharia e agronomia nas obras que vêm sendo desenvolvidas no Estado.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) e o governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), selaram um novo Termo de Cooperação Técnica, ampliando a parceria já existente entre os órgãos. O presidente em exercício do Conselho, engenheiro civil e de segurança do trabalho Francisco Carlos Amorim, recebeu os secretários Marcos Rotta, da SRMM, e Oswaldo Said, da Seinfra, no fim da manhã desta quinta-feira (13), na sede do Crea, no Centro de Manaus.

Também estiveram presentes na reunião o secretário-adjunto da SRMM, Antônio Peixoto, além da equipe jurídica das secretarias, o diretor-administrativo do Crea, Mauro Queiroz, e o superintendente Marcelo Carneiro.

A ampliação do Termo de Cooperação inclui agora a intensificação da fiscalização do Conselho nas obras do Estado não só na capital como também no interior do Estado. “O Crea tem o papel de prestar à sociedade um serviço de qualidade. Por isso, temos buscado parcerias com os demais órgãos públicos e agora estamos sendo procurados também para fiscalizar e acompanhar o exercício profissional dos serviços que são prestados. O Crea está de portas abertas para a sociedade, para os profissionais e para os órgãos públicos de modo geral”, assegurou Amorim.

“Estamos aqui em busca da garantia da fiscalização e da qualidade da prestação do serviço público através do Crea. Que a sociedade possa ter a certeza do padrão de qualidade das obras do Estado tanto na capital quanto no interior. É uma satisfação contar com a credibilidade, experiência e competência já demonstrada pelo Crea”, destacou Rotta.

Neste ano, a nova gestão do Crea-AM planeja, entre reaberturas e novas, inspetorias próprias em 16 municípios. Em outros 15, apesar de não possuir uma sede física, haverá a figura do inspetor especial, cargo honorífico que representará o Conselho na localidade.

Os municípios de Tefé, Tabatinga, Itacoatiara, Maués, Boca do Acre, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Manicoré, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Coari, Urucará e Eirunepé terão inspetoria, e inspetor especial em Apuí, Benjamin Constant, Urucurituba, Barreirinha, Envira, Jutaí, Autazes, Nhamundá, Codajás, São Sebastião do Uatumã, Anori, Novo Airão, Carauari, Guajará e Santo Antônio do Içá.

Carteirinha renovada
Após a reunião que selou o Termo de Cooperação, o secretário da Seinfra, Oswaldo Said, engenheiro, renovou sua carteirinha do Crea-AM. O diretor-administrativo do Conselho, Mauro Queiroz, colega de turma de Said na faculdade, entregou o documento atualizado ao secretário.

24/09/2018
Em defesa do profissional, Crea-AM solicita retificação em edital de concurso
24/09/2018
Coordenadores de Câmaras de Engenharia de Agrimensura reúnem-se em Fortaleza