CREA-AM

Atualizado em 10/11/2011 - 12h03

Até 2014, Manaus deverá contar com nova termelétrica a gás

A nova usina beneficiará, além da cidade de Manaus, todos os municípios circunvizinhos da capital amazonense, utilizando o gás natural.
Foto: Divulgação

Até 2014, a capital amazonense ganhará mais uma usina termelétrica. A empreitada faz parte do plano de expansão da Amazonas Energia, que já iniciou o desenvolvimento de um projeto — orçado em R$ 1 bilhão — para a instalação da unidade que funcionará a gás em território local com capacidade de geração de energia entre 500 e 600 megawatts (MW).

 

De acordo com a concessionária, o projeto está em fase embrionária, mas vários aspectos para a viabilização da construção do empreendimento já estão em estudo.

 

“A expectativa é de que as obras da usina iniciem ainda em 2012 em um terreno da própria empresa, localizado ao lado da Usina de Mauá, no bairro Jardim Mauá”, informou o diretor de Geração e Operação da Amazonas Energia, Tarcísio Rosa.

 

Tarcísio destacou que a nova usina beneficiará, além da cidade de Manaus, todos os municípios circunvizinhos da capital amazonense. “Além disso, a termelétrica atenderá todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), uma vez que estará a ele interligada”, destacou

 

A principal função da termelétrica será utilizar o gás natural já contratado pela companhia junto à Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), distribuidora de gás natural no Estado.

 

O contrato prevê o abastecimento de um volume de 5,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia, dos quais pouco mais de 3 milhões de metros cúbicos são utilizados pela Amazonas Energia atualmente. Com o início das operações, a nova planta deverá consumir entre 1,8 milhão e 2 milhões de metros cúbicos de gás.

 

Segundo a estatal, a ideia é lançar, no próximo ano, uma licitação para a construção da termelétrica, que terá ciclo combinado, ou seja, possuirá duas unidades geradoras: a gás e a vapor.

Fonte: Portal Em Tempo

 

compartilhar: compartilhar no facebook   compartilhar no twitter



Veja mais

29/06/2016
Curso de Auditoria Ambiental acontece em Manaus no início do mês de julho
29/06/2016
Sinduscon-AM apresenta censo do mercado imobiliário manaura
28/06/2016
Comitê de Desburocratização do Município comemora resultados
28/06/2016
O atendimento às suas necessidades imediatas e o planejamento do seu futuro estão na Mútua
28/06/2016
Reportagem do Amazonas em Tempo ressalta fim de prazo para apresentação de propostas ao projeto Prefeituráveis
27/06/2016
TCE-AM levará para a pauta da reunião de presidentes de Tribunais de Contas discussão sobre atribuições próprias dos Engenheiros
27/06/2016
CREA-AM firma convênio com a Mútua para incentivar a participação de profissionais na 73ª SOEA, em Foz do Iguaçu
24/06/2016
CREA-AM é convidado a apoiar avanço de estudo sobre Indicadores de Gestão do Confea na região Norte
24/06/2016
Amazônia Socioambiental lançará plataforma digital para integrar fornecedores de produtos agroextrativistas
24/06/2016
Prazo para apresentação de propostas ao projeto Prefeituráveis do CREA-AM encerra dia 28 de junho